domingo, fevereiro 18, 2018

Campanha da fraternidade 2018 e a Quaresma

A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou o tema da campanha da fraternidade 2018 que é “Fraternidade e superação da violência” e tendo como lema – “Em Cristo somos irmãos” (Mt.23,8). E o objetivo da campanha é “Superar a violência, promovendo a fraternidade, paz e justiça à luz da palavra de Deus”. Desde 1962, que a CNBB realiza e organiza a campanha da fraternidade que usualmente sempre se inicia nas quartas-feiras de Cinzas e encerra-se no Domingo de Ramos. E este ano, começou no dia 15 de fevereiro e vai até o dia 25 de março de 2018, são 40 dias que antecede a Páscoa e que acontece durante o período quaresmal. É um momento de reflexão no qual somos convidados a repensar nossas atitudes e reconsiderar nossas ações para com o próximo, pois precisamos neste período de Quaresma buscar o crescimento na vida Cristã e perseverar na fé com o fomento da conversão pessoal. Conversão implica que haja uma mudança substancial de rumo no comportamento cotidiano. Em razão disso, a Igreja convida os seus fiéis para que nesses 40 dias sejam de orações, penitência e caridade. E esses 40 dias da quaresma, nos remete aos 40 anos de peregrinação do povo judeu rumo à Terra Prometida. Páscoa significa passagem para uma nova vida como foi para os Hebreus em seu êxodo. E esse número 40, nos remete também as provações de Jesus que durante 40 dias no deserto, enfrentou as tentações e o fomento da maldade. Este foi um momento significativo, pois foi o momento que Jesus vence a tentação, permanecendo fiel à vontade divina e à sua aliança. E após essas provações no deserto, Jesus disse “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” Mc 1-12-15. Que o nosso deserto pessoal seja também de perseverança na fé e que as nossas palavras sejam sempre de reconciliação e perdão. Não deixemos nos levar pelos insultos e ofensas, não podemos permitir que sejamos tentados pelo demônio para cometer uma violência. Seja manso e pacífico como um cordeirinho e aja sempre com equilíbrio e sabedoria. Pense sempre em relação as consequências dos seus atos. E que possamos progredir no conhecimento do Evangelho e viver uma vida santa. Segundo o Papa Francisco: “Só quem sabe reconhecer os seus próprios erros e pede perdão, recebe a compreensão e o perdão dos outros”. E como disse Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei” – Jo 15,12-17.

Nenhum comentário:

Somos eternos aprendizes, não nascemos prontos, evoluimos conforme o tempo

As pessoas nascem, crescem e morrem. Existe uma evolução e decadência física, desde a juventude até a velhice. Entretanto, há um ...