domingo, dezembro 11, 2016

Gaudete in domino - Alegrais-vos no Senhor !

O terceiro Domingo do advento é denominado pela igreja católica como o “Domingo da alegria” ou “Domingo Gaudate”. A palavra latina gaudete vem da antífona, “Gaudate in domino”, isto é, alegrai-vos no Senhor ou alegrai-vos pois o senhor está próximo de chegar; extraída da carta de São Paulo aos Filipenses (Fl4,4s). Este seria o anúncio da chegada do filho de Deus que vem ao mundo para nos salvar, trazendo esperança e alegria ao povo sofrido, carente e necessitado de um salvador. E o filho de Deus vem e se encarnar em forma de homem. Ele é o Messias anunciado pelos profetas e esperado ansiosamente pelo povo como o salvador da humanidade. Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro ? ” Jesus respondeu-lhes “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim ! ”Mateus 11,2-11. Repare que ele responde nem sim e nem não. Ele apenas comenta o que está acontecendo. E em razão disso, João Batista percebendo que Jesus é aquele que os profetas anteviam sua chegada, então quando se referia a Jesus, ele dizia “ Eis o Cordeiro de Deus (Agnus Dei), que tira o pecado do mundo !”João 1:29,36 Os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrifício a Deus para remissão dos pecados. O sacrifício de animais era costume habitual naquele tempo. Na Bíblia, temos um exemplo disso do cordeiro no caso de Abraão que, para provar a sua fé em Deus, teria de sacrificar o seu único filho, imolando-o e queimando-o numa pira de lenha, como era usual naquela época, os sacrifícios de animais, o relato bíblico, entretanto, nos mostra que Deus não permitiu tal execução e um pequeno cordeiro aparece no momento que estava prestes a sacrificar o seu único filho. Então a morte de Jesus Cristo seria o sacrifício supremo, como muitos interpretam, como sendo o maior ato de amor de Deus para a humanidade. Nesse momento que celebramos o nascimento do menino Jesus, precisamos refletir no sentido da vida e qual é ele? Os antigos diziam que a felicidade era a razão de viver. Para os cristãos, felicidade não é só ser feliz ou fazer alguém feliz, mas a verdadeira alegria está no Senhor. Como temos o tempo dos homens, temos o tempo de Deus. Assim temos a felicidade da matéria e temos a verdadeira felicidade e esta que estar com o Senhor. Só alcançaremos a verdadeira felicidade com Deus. Não há mais razão para ficar triste ou amargurado se Deus está conosco e no meio de nós, quem estará contra nós ? Ele nos faz enxergar com isso a luz da eternidade.

Nenhum comentário:

Somos eternos aprendizes, não nascemos prontos, evoluimos conforme o tempo

As pessoas nascem, crescem e morrem. Existe uma evolução e decadência física, desde a juventude até a velhice. Entretanto, há um ...